Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006

Blogosfera - Que estatuto? I

[ 0008 ]

No Blogger, que continua a ser o aparelho mais representativo da blogosfera, encontra-se de tudo um pouco. O seu sistema de procura é inegavelmente eficaz e permite-nos, por cada assunto que queiramos estudar, encontrar milhentas oportunidades de leitura dos mais variados tipos de blog.

Hoje digitei por lá a palavra "blogosfera" e obtive alguns resultados curiosos. Ficam por cá alguns.

"No decurso do último ano escrevemos cerca de uma dezena de reflexões sobre a blogosfera e as suas relações com o jornalismo clássico que lhe pretende bloquear o caminho, marginalizando-a, mesmo tratando-se de actividades que poderiam funcionar mais eficientemente se operassem de forma complementar, e não, como fazem os media clássicos (por medo e arrogância pessoal e intelectual), recorram ao bloqueio, à omissão da fonte donde esbulham informação e análise - comportando-se com uns verdadeiros cowboys do far-west em pleno III milénio, o que é inaceitável e viola todas as regras deontológicas."

[ Rui Paula de Matos @ Macroscópio ]

 

 "Há uma semana, um post inofensivo no blogue Jornalismo e Comunicação deu azo a uma enxurrada de agressivos comentários anónimos. Julgo que o caso – um entre tantos outros – justifica uma reflexão sobre a proliferação do anonimato na blogosfera.
Em termos genéricos, não me faz espécie que um cibernauta comente sob a égide do anonimato. Está no seu direito, até porque os fornecedores do serviço como o Blogger disponibilizam aos promotores de diários digitais ferramentas suficientes para, se assim o entenderem, barrarem o acesso aos comentadores não identificados.

[...] Intrigam-me, porém, os motivos que levam alguém a abdicar da identidade para comentar. No exemplo acima citado, o anónimo mais agressivo argumentava pomposamente que “cada vez é mais evidente que não estamos num país isento de represálias (em particular vindas de grupos e coorporações [Sic]). Universitários e CS podem dar uma mistura explosiva.”
Sinceramente, duvido da bondade deste tipo de motivação."

[ Gonçalo Pereira @ Ecoesfera ]

 

"Eu gostava de dizer que não tenho escrito nada porque estou de férias num qualquer lugar espectacular onde há praia todo o dia e festa toda a noite, mas infelizmente, não.
Não tenho actualizado o blog porque estou outras vez a fazer horas extras com fartura, turnos de 12 horas. Pelas minhas contas nos últimos 15 dias trabalhei 128 horas, fora os momentos que la passo que não contam para a estatística. O que vale é que realmente gosto do que faço :-).
Espero voltar a ter tempo para ter uma vida pessoal dentro de momentos."

[ Francisco Ferreira @ Francisco Ferreira (na blogosfera) ]

 

"Na blogosfera como no sul do Líbano: Se estás fodido respira fundo e atira mais um rocket."

[ Luis @ Fenix ]

 

"Recentemente tenho percepcionado um evento recorrente na blogosfera , este prende-se com o facto de as pessoas já não terem ideias originais no seu frasquinho de maionese por cima dos ombros.
Quer dizer... todos sabemos que já não há ideias originais, já foi tudo feito antes... Ou será?
Será que assim é? Será que assim foi? Será que assim será?

[...] Existe uma forma de plágio bastante irritante, que consiste não em plagiar o original e retirar todas as referências ao original, mas plagiar o original e deixar todas as marcas identificativas. Cria-se assim um meio plagiar, quase um tributo (porque o plágio é a forma mais sincera de elogiar algo, já dizia a minha avózinha antes de ser comida pelo lobo), mas um PLÁGIO!
Existe ainda o plágio tímido, muito apreciado pelos bloggers do wordpress com o seu trackback (ou sistema identificativo de plagiadores como eu gosto de lhe chamar)."

[ "Parvo na Cadeira" @ O Factor F ]

Haveriam muitos outros mas irei ficar por estes, que sendo interessantes, servem de mero exemplo como muitos outros serviriam. Não são, por isso, escolhidos por algum atributo especial que não seja o de ilustrarem bem o que a seguir se fala.

Antes de passarmos ao assunto Blogs de Opinião no capítulo de Motivações Básicas, gostaria de ver reflectida aqui a mais completa definição da blogosfera. Podemos ver nos exemplos acima as mais diversas e divergentes concepções do que se trata, na realidade, este meio de divulgação. Não será errado tomar como afirmação certeira e bem esclarecedora a que Luís nos propõe:

Na Blogosfera como no Sul do Líbano: Se estás fodido, respira fundo e atira mais um rocket.

[ categorias ]:
[ cjt ] às 08:10
link | comentar | favorito
3 comentários:
De Parvo Na Cadeira a 23 de Agosto de 2006
A blogosfera dava um tema interessante no canal Discovery. Principalmente a parte da reprodução, que é claramente assexuada, mas onde há 2 sexos.
De [ cjt ] a 23 de Agosto de 2006
São três... eles são três...
Bemvindo ao Discovery!
Obrigado pela visita!
De Raquel Moniz a 10 de Setembro de 2006
Infelizmente plágio tem sido uma constante na blogosfera, é uma tristeza.

Mas mais triste ainda é quando nos deparamos com acusações de plágio injustas. Aconselho-te a leitura de http://pensamentossoltos.wordpress.com/2006/08/08/quero-pensar-doi-me-a-cabeca-2 (desculpa a publicidade), porque parece-me que um dos teus exemplos não mostra tão claramente o que é no fundo, aquilo que ambos sabemos ser plágio.

p.s. Gostei do teu blog, vou voltando :-)

Comentar post

@
> subscrição ao fundo da página

[ categorias ]

acerca do [anti-blog]

blocrítica

blog

blogosfera

blogs

correio

imagem

literatura

opinião

porto

todas as tags

[ frescos ]

bLógica

...

Caixa do correio

Agradecimentos

...

Avenida Perdida

De volta...

Blogosfera - Motivações B...

...

A Softer World

Blogosfera - Motivações B...

...

[ post-it ]

Blogosfera - Motivações B...

Divulgação

[ arquivo ]

Setembro 2006

Agosto 2006

subscrever feeds

[ críticas ]

"Hummm... este blog é muito bom mas não é tão bom como o ABRUPTO" terá dito JPP, aqui citado pelo Senhor Anónimo, provável blogger e conhecido comentarista de blogs, cujas opiniões são geralmente muito bem fundamentadas.
"Ele não conseguiu tirar os olhos do blog e, nessa mesma noite ouviam-se os seus gritos desesperados: QUEM ME DERA A MIM TER UM BLOG ASSIM!!!"
Esta frase rapidamente passou a ser considerada uma classificação estampada em todos os blogs de bom gosto.

[ prémios ]

Este blog ostenta orgulhosamente a classificação de:
QUEM ME DERA A MIM TER UM BLOG ASSIM

[ ligações ]


1 - [próprios]

 

2 - [colectivos]

 

3 - [info]

 

4 - [ leituras ]

 

5 - [info internacional]

[ pesquisar]